sexta-feira, 10 de maio de 2013

Gravação automática de senhas nos navegadores

Uma coisa que muita gente tem costume de fazer e que depois de ler essa postagem nunca mais deveria fazer é gravar a senha de qualquer página da internet nos navegadores. Como por exemplo, gravar senhas do facebook, email, google +, etc.

Mas por que você não deve gravar mais as senhas? Simples, existe um conhecimento simples de HTML (HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto: uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web) que informa quais são os caracteres escondidos atrás dos ******.

Antes de ensinar como usar esse comando simples, primeiro vamos aprender como é a sintaxe de um campo de senha em HTML.

Senha <input type="password" name="senha"> </input>


A única diferença de um campo texto para um campo senha é que ao invés do tipo ser "password" será "text".

Nome <input type="text" name="nome"> </input>


Com esse conhecimento básico agora fica fácil para qualquer pessoa conseguir pelo seu computador ou remotamente ir na página em que você gravou sua senha e no campo senha seguir os seguintes passos (pelo Google Chrome):


  • botão direito no campo senha;
  • clique em inspecionar elemento




  • clique duas vezes no tipo password;
  • e altere o texto de password para text e aperte enter;




  • olhe para o campo senha. Mágica? Não!





Lembrem-se de se protegerem contra possíveis ataques! Claro que a pessoa poderia entrar diretamente no sua conta para fazer possíveis edições, mas sabendo a senha tudo fica mais fácil. Até a exclusão do próprio facebook. Há pessoas que usam a mesma senha pra todas as contas, então fiquem atentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário